+351 244 821 079 (Chamada para Rede Fixa Nacional) |
1º Dia Portugal / Reykjavik
Comparência no aeroporto 180 minutos antes da partida. Formalidades de embarque e partida em voo com destino a Keflavík. Chegada e entrega da viatura e da documentação. Alojamento em Reykjavik.
2º Dia Reykjavik / Borgarfjörður / Snaefellsnes
Após pequeno-almoço, partida pela estrada principal nº 1 em direção ao noroeste (Borgarnes). Passagem pelo túnel sob o fiorde Hvalfjordur. À chegada a Borgarnes, possibilidade de visitar o Centro de Colonização; uma exposição muito interessante sobre a origem dos islandeses e sobre uma das suas mais famosas “sagas”. Na região de Borgarfjördur, os locais mais interessantes para visitar são a fonte termal Deildartunguhver, Reykholt; onde viveu o grande escritor da Idade Média, Snorri Sturluson e as cascatas Hraunfossar e Barnafoss. Continuação em direção à península de Snæfellsnes e oportunidade para visitar diferentes lugares da península; por exemplo Búðir, Arnastapi e Hellnar. Alojamento na zona norte de Snæfellsnes.
3º Dia Snaefellsnes / Fiordes do Oeste
Após pequeno-almoço, partida desde Stykkishólmur atravessando de ferry a baía de Breiðafjördur até chegar a Brjanslækur nos fiordes ocidentais (tempo de viagem: 3 horas). Aí começa a visita a um dos lugares mais isolados da Islândia, com uma paisagem incrível dominada por montanhas e fiordes. Conduza ao longo da costa de Bardaströnd na direção de Patreksfjördur, fazendo um desvio pela estrada 612 com destino Latrabjarg, um grande penhasco de pássaros. Em Látrabjarg oportunidade para poder observar a paisagem e as inúmeras aves que habitam o local. Latrabjarg é uma das maiores colónias de papagaios-do-mar da Islândia. Alojamento na zona de Látrabjarg/Patreksfjörður.
4º Dia Fiordes do Oeste / Ísafjörður
Após pequeno-almoço, partida para o norte em direção à cidade de Isafjördur, o centro comercial do Oeste. Durante o passeio terá a oportunidade de apreciar as incríveis paisagens que os Fiordes do Oeste lhe oferecem, atravessando montanhas íngremes e fiordes profundos. Paragem na impressionante cascata Dynjandi ou Fjallfoss na parte norte do fiorde de Arnarfjördur. Não muito longe fica Hrafnseyri, local de nascimento de Jon Sigurdsson, líder do movimento de independência da Islândia no século XIX. Hrafnseyri tem um pequeno museu e uma capela. Continuação para o norte através de fiordes e montanhas até chegar à vila de Þingeyri. Possibilidade de fazer um desvio para a cidade de Flateyri pela estrada nº. 64. Em seguida, continuação para o norte até chegar à aldeia de Sudureyri ou Isafjörður. Alojamento na região de Ísafjörður.
5º Dia Ísafjörður / Hrútafjörður
Após pequeno-almoço, partida por uma estrada que serpenteia os muitos fiordes da Baía de Isafjardardjúp até chegar ao planalto Steingrímsfjardarheidi. Do outro lado de Steingrimsfjardarheidi fica a vila Holmavik, onde há uma exposição sobre feitiçaria na Islândia nos velhos tempos. Possibilidade de visitar a "Cabana do Bruxo" no fiorde de Bjarnarfjördur, localizado a cerca de 25 km ao norte de Holmavík, para aprender mais sobre esse tema da história da Islândia. De Holmavik, partida pela estrada ao longo da grande Baía de Hunaflói (nº 61) até chegar ao fundo do fiorde Hrutafjördur e em segida pela estrada nº1 em direção ao norte (Akureyri). Alojamento na região de Laugarbakki/Hrútafjörður.
6º Dia Hrútafjörður / Akureyri
Após pequeno-almoço, partida pela estrada nº. 1 até à região de Skagafjördur. Esta região é conhecida pela criação de cavalos e, sem dúvida, observará alguns deles ao passar pela região. Em Skagafjördur existem dois museus muito interessantes. A pequena igreja de Vidimyri, uma das poucas igrejas de turfa ainda existentes na Islândia. Possibilidade de visitar o museu Glaumbaer. Partida em direção Akureyri. O trajeto passa por vales profundos até chegar a Eyjafjördur, o fiorde mais longo da Islândia, onde se encontra Akureyri. É uma cidade de 17.000 habitantes geralmente chamada de “capital do Norte”. Em Akureyri há muitas possibilidades de atividades como visitar o Jardim Botânico, a igreja, o “Innbaer” (a parte mais antiga de Akureyri), fazer compras no centro ou aproveitar para relaxar na grande piscina de Akureyri. Alojamento na região de Akureyri.
7º Dia Akureyri / Myvatn
Após pequeno-almoço, partida com destino a Myvatn, visitando em caminho a cascata Godafoss ou "a cascata dos deuses pagãos". O Lago Myvatn e seus arredores são uma área famosa por sua biodiversidade de pássaros, bem como por sua extraordinária paisagem vulcânica. Ao chegar à região de Myvatn, possibilidade de observar as pseudo-crateras de Skutustadir na beira do lago. Continuação até Dimmuborgir, um labirinto formado por antigas formações de lava e onde é possível fazer uma caminhada. Visita a Námaskard, um grande terreno geotérmico com impressionantes solfataras e fumarolas. Ao norte de Namaskard fica o Vulcão Krafla e a Central de Energia Geotérmica de Krafla. Um pouco mais à frente, localiza-se a cratera do Víti. De Víti, possibilidade de desfrutar de uma maravilhosa paisagem sobre os campos de lava negra originados por uma série de erupções ocorridas entre 1975 e 1984. Oportunidade para realização de uma caminhada pela áera de Leirhnjúkur. Na região de Myvatn, possibilidade de tomar um banho relaxante numa lagoa de águas termais, Jardbödin. Alojamento na região de Mývatn.
8º Dia Myvatn / Husavik / Dettifoss / Egilsstadir
Após pequeno-almoço, partida para Husavik e em seguida pela Península de Tjörnes até chegar ao Parque Nacional Jökulsárgljúfur. (Desfiladeiro do rio Jökulsá). Husavik é uma vila piscatória e um dos lugares mais populares para excursões de observação de baleias. Depois de visitar Husavík, continuação até à Península de Tjörnes. Seguindo a estrada nº 85, chegada ao Parque Nacional Jökulsárgljúfur. Visita a Ásbyrgi, um enorme desfiladeiro em forma de ferradura que oferece várias possibilidades para caminhadas. Depois de passear por Asbyrgi, continuação para este pela estrada 864 até à cascata Hafragilsfoss e depois para Dettifoss, a cascata mais poderosa da Europa. Continuação para sul e alojamento na região de Egilsstaðir.
9º Dia Egilsstaðir / Fiordos de Leste / Höfn
Após pequeno-almoço, possibilidade para visitar a cidade de Egilsstadir (o centro comercial e administrativo do leste), situada à beira do Lago Lagarfljót ou então oportunidade de fazer um trekking a oeste do lago, onde se encontra a cascata de Hengifoss, de particular beleza pelas aparentes camadas de lava. Partida em seguida pela estrada dos fiordes a leste de Egilsstadir, podendo observar fiordes profundos e montanhas majestosas e passando pelos fiordes Reydarfjördur e Faskrudsfjördur. Ao chegar à vila de Stödvarfjördur, recomendamos uma visita à “Petra Stone Collection”. Esta é uma coleção fantástica de minerais islandeses. Seguindo a estrada principal, passagem pela pequena vila piscatória de Djúpivogur e em seguida pelos grandes fiordes de Breiddalsvík, Hamarsfjördur e Álftafjörður. Na região sudeste, a estrada passa por montanhas íngremes e pelo túnel de Almannaskard. Alojamento na região de Höfn, no sopé do grande glaciar Vatnajökull.
10º Dia Höfn / Jökulsárlón / Skaftafell / Kirkjubæjarklaustur/Vík
Após pequeno-almoço, visita a um dos lugares mais apreciados da Islândia; Lagoa Glaciar Jökulsárlón. É uma extensa e profunda lagoa alimentada pelo glaciar e pelo mar. Enormes icebergs são encontrados na lagoa e é possível fazer um passeio de barco entre os icebergs (duração: 40 minutos) Outra grande atração é o Parque Nacional Skaftafell. Recomendamos uma caminhada (aproximadamente 1 hora e meia) até Svartifoss ou “a cascata negra”, cujo nome vem das colunas de basalto negro que emolduram a cascata. Outra possibilidade é fazer uma caminhada até ao glaciar de Skaftafellsjökull. (1 ½ - 2 horas). Continuando viagem, passagem pelo vasto deserto de areia preta de Skeidarársandur, até a cidade de Kirkjubaejarklaustur. Alojamento na região de Klaustur/Vík.
11º Dia Vík / Selfoss
Após pequeno-almoço, partida para oeste, passando pelo vasto terreno de lava de “Eldhraun” coberto por uma espessa “manta” de musgo. Na região, há vários pontos de interesse para visitar: Vík, uma pequena cidade à beira-mar que possui uma boa loja com uma grande variedade de roupas de lã; Reynishverfi, uma bela praia de areia preta com colunas de basalto; Dyrhólaey, penhasco de pássaros (especialmente papagaios-do-mar); Sólheimajökull, situada no glaciar de Mýrdalsjökull (existe a possibilidade de fazer um passeio de snowmobile sobre o glaciar); Skógafoss, uma cascata de 60 m na pequena aldeia de Skógar. No caminho para Hvolsvöllur / Hella visita à famosa cascata Seljalandsfoss. Alojamento na região de Selfoss.
12º Dia Selfoss / Círculo de Ouro / Reykjavik
Após pequeno-almoço, partida até à pequena vila de Fludir para chegar à famosa área de Geysir. Caminhe pela área para observar as várias fontes termais, incluindo o conhecido gêiser Strokkur, que lança uma coluna de água no ar a cada 5 a 10 minutos. Nas proximidades, visita à cascata mais famosa da Islândia - Gullfoss. Por fim, visita ao Parque Nacional Thingvellir, onde as placas tectónicas da Europa e da América se encontram. Alojamento em Reykjavik.
13º Dia Reykjavík / Portugal
Pequeno-almoço. Partida para o aeroporto, para devolução da viatura. Dependendo da hora do voo, recomendamos fazer uma paragem na Lagoa Azul e disfrutar deste spa de água geotermal. Formalidades de embarque e partida em voo de regresso a Portugal. Chegada e fim da viagem.